Ato público resgata 1º de Maio como Dia de Luta do Trabalhador

terça-feira, 28 de abril de 2009


Manifesto será realizado na sexta-feira, às 9 horas, na Praça da Bíblia


Entidades sindicais e organizações sociais de Foz do Iguaçu promoverão um ato público no Dia do Trabalhador visando resgatar o verdadeiro significado do 1º de Maio. O objetivo é promover a data como um Dia do Trabalhador e não como dia do trabalho. O manifesto, que será na próxima sexta-feira, às 9 horas, na Praça da Bíblia, discutirá a ação dos trabalhadores contra os efeitos da crise.

“É importante discutirmos o significado da crise que estamos vivendo. E mais importante ainda é entendermos que esta é uma crise que ocorre justamente por causa da desorganização do capitalismo. E, mais uma vez na história, os donos do capital e os governos querem que nós, trabalhadores, paguemos a conta para eles continuarem lucrando sobre a exploração do trabalho”, afirma o pedagogo Fabiano Severino, da coordenação do movimento.

O ato é encabeçado pela APP Sindicato – NS Foz do Iguaçu, Casa do Teatro, Conlutas, Guatá – Cultura em Movimento, Intersindical, MST e Sindicato dos Jornalistas – Foz do Iguaçu. “Precisamos, mais do que nunca, lutar por uma sociedade sem crise econômica, desemprego ou miséria, uma sociedade socialista”, completa Severino.

Segundo o pedagogo, uma das medidas do Governo Federal que precisa ser criticada é o fato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter repassado R$ 300 bilhões para os bancos e outras empresas. “Isso significa retirar R$ 1.600 de cada brasileiro. Por outro lado, Lula não tomou medidas concretas para impedir as demissões”, finaliza Severino.

Leia abaixo o documento, que começou a ser distribuído à população iguaçuense na quinta-feira passada, durante a paralisação dos professores em defesa do piso nacional da categoria. Serão distribuídos 10 mil panfletos em locais estratégicos como o Terminal de Transportes Urbano, escolas, universidades, comércio e bairros. Clique aqui para baixar o panfleto.

O ato político inclui apresentações culturais. Está confirmada na programação a participação da Cia de Dança de Rua; do Grupo de Teatro Arte em Si, que vai encenar “Operário em Construção, do Vinicius de Moraes; e apresentação da Banda CDR Cartel do Rap, que levará o hip-hop para a Praça da Bíblia.